terça-feira, 16 de junho de 2009

CAMINHO DAS INDIAS - HINDUÍSMO ESTERIOTIPADO?



A estrutura de uma novela, com seus clichês, previsibilidade, maniqueísmo e personagens esteriotipados acaba por afetar o conteúdo abordado por ela. No caso da novela da Globo vemos em diversos momentos uma brutal deturpação da cultura indiana em favor da construção da trama.
No meu livro ÍNDIA, o relato de uma viagem pelo país e informações sobre cultura, história e costumes, falo um pouco sobre o hinduísmo, tema que vem sendo tratado de forma muito esteriotipada pela novela. Veja abaixo um extrato da parte sobre hinduísmo do livro:

" Eles são mais do que cinco vezes a população do Brasil. São um bilhão de seguidores ao redor do mundo, quase todos na Índia. Apenas o cristianismo e islamismo possuem mais féis. Seus deuses chegam aos milhares, seus livros sagrados com suas incontáveis traduções e comentários poderiam encher Biblioteca do Congresso dos EUA, a maior do mundo.

Fica claro pelas suas dimensões que entender o hinduísmo é um desafio. Ao contrário das religiões influentes no Ocidente, o hinduísmo não tem um fundador, um sistema teológico específico, nem uma organização central. Hinduísmo é uma referência a milhares de diferentes grupos religiosos, filosofias, sistemas morais e escolas que evoluíram ao longo dos últimos 3.500 anos na Índia.







Hinduísmo, a exemplo do judaísmo, passou a ser parte da identidade do povo. As pessoas nascem hindus, se intitulando assim pelo resto de suas vidas mesmo que não sejam praticantes da religião.




Uma característica interessante dessa religião ilustra bem o sutil pensamento filosófico da Índia: o henoteismo. Dentro dessa ideia, diferentes escolas creem que existe um único Deus sendo todos os demais deuses e deusas representações dele. Os vaishnavas, por exemplo, acreditam que Vishnu é a suprema personalidade de Deus, para outros, Shiva tem essa função. Dessa forma, múltiplos deuses e religiões coexistem; e devotos de diferentes linhas podem cultuar os mesmos deuses."

Leia mais em ÍNDIA, Editora Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário