terça-feira, 30 de junho de 2009

Busca Espiritual - Índia

A Índia é conhecida pela importância de seus valores espirituais, e isso nem mesmo o mais cético poderá negar. Se formos olhar os números, eles mostram bem claramente o interesse desse povo pela questão religiosa. Três das cinco maiores religiões da atualidade nasceram na Índia (Hinduísmo, Budismo e Sikhismo) e somadas ao jainismo, também nascida lá, os seus seguidores representam nada menos do que 25% da população da Terra. É um número incrível. 1 em cada 4 pessoas em todo o mundo seguem uma religião nascida na Índia.

Só o hinduísmo tem cerca de 1 bilhão de seguidores (mais de 70% deles na Índia), ficando atrás em termos numéricos apenas do Islamismo e Cristianismo. O budismo é uma das religiões que mais cresce no mundo, e o Sikhismo, pouco conhecido fora da India, tem 25 milhões de seguidores, e isso para uma religião que só nasceu no século 15.

Não bastassem esses números espantosos, o que chamamos de hinduísmo (se quer mais detalhes, leia artigo mais abaixo) é um termo que designa centenas, talvez milhares de escolas, religiões, filosofias e disciplinas espirituais.

O Jainismo, mesmo tendo relativamente poucos seguidores (menos de 5 milhões), é uma religião antiquíssima, que tem muitos elementos em comum com o budismo e hinduísmo, além de sofisticados sistemas de meditação.

E não é só isso. Na Índia é possível ainda encontrar cristãos, judeus, baha'is e outros grupos religiosos.

Além da religião especificamente, a India possui uma infinidade de técnicas de meditação, auto-conhecimento, filosofias espirituais e uma constante busca por entender melhor o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário