quinta-feira, 28 de maio de 2009

Como são os Casamentos arranjados?


"Desde a independência da Índia, em 1947, o número de pessoas que lutam pela extinção dessa prática tem aumentado, mas ainda é muito comum, em especial em vilas. Sem nenhuma relação com o desejo do futuro casal, o casamento arranjado procura atender os interesses das famílias envolvidas. Em muitos uma mulher pode ser obrigada a casar quando ainda criança, pois a sua saída de casa representa menos gastos para a sua família. Fatores econômicos e sociais são preponderantes na escolha do noivo ou noiva.

No outro lado da história, o casamento arranjado é uma prática que dá a família uma segurança de que sua filha terá alguém para apoiá-la. Ele representa uma estabilidade social e econômica.  

Um fato curioso é que os casamentos arranjados têm mais chances de sucesso na Índia do que os por escolha dos cônjuges. O motivo é que neles as famílias dão suporte aos noivos que, em muitos casos, acabam por se apaixonar. Nesse sentido, o casamento se torna mais importante para marido e esposa que a união deles seja duradoura.

Comumente antes do acordo ser fechado, futuro noivo e noiva se encontram e podem optar por não querer aquela pessoa.

Um último ponto importante para entender o casamento arranjado é que na Índia homens e mulheres que não se conhecem não têm liberdade para conversar em lugares públicos. Em grandes cidades, entre grupos sociais com mais influências do Ocidente, o cenário é diferente, mas mesmo assim é muito mais difícil conhecer alguém fora do seu circular familiar e social." 

Extrato do livro "A  Índia que eu vi", que será lançado pela Editora Leitura (www.editoraleitura.com.br) no final de junho


Casamento indiano em Tâmil Nadu, no sul do país; as festas duram três dias. 


2 comentários:

  1. Prezados Mr and Mrs Lobato Pritchar
    Infelizmente em conversa com meu amigo Rushdie, não posso considerar a independencia da india em 1947. India são várias naçoes, e casamentos arranjados são iguais casamentos desaranjados, uma instiuiçao para manter a ideologia dominante da sociedade patriarcalista, capitalista, repressora sexual, jah na india como na bahia.
    Natural que sou de vitoria da conquista, gostaria de lhe mostrar como é o casamento em uma cidade tradicional, monte santo onde muitos fieis ja subiram com pedra na cabeça, em atos/ auto de fé, conforme magistyralmente, genialmente mostrado por glauber rocha em deus e o diabo na terra do sol.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  2. é mas isso é uma ideologia , a gente num pode julgar as outras culturas com base na nossa

    mariana.

    ResponderExcluir