quinta-feira, 28 de maio de 2009

Caminho das Índias - Polêmica dos Dálitis


A novela Caminho das Índias tem gerado muitas polêmicas. Indianos residentes no Brasil reclamam que a autora, Glória Perez, tem uma visão esteriotipada, atrasada e distante da realidade do país. 
A maior das polêmicas diz respeito aos dálitis (ou intocáveis, os párias, pessoas que não possuem casta, sendo os últimos na hierarquia social). Susannah (que morou na India por quase 2 anos) e eu, que morei no Sri Lanka e tive a oportunidade de ir para a Índia, vimos de perto a realidade, e de fato ela não é exatamente como se apresenta na novela.
Como está no nosso livro "A  Índia que eu vi" (e se você gosta de temas relacionados com a India, sugiro que de uma olhada no livro, que será lançado pela Editora Leitura www.editoraleitura.com.br no final de junho),  o governo tem tomado algumas atitudes que visam compensar esses problemas. Uma delas é a criação de cotas na universidade para pessoas de castas baixas ou sem castas.

            Apesar de esforços serem feitos para quebrar os estereótipos, eles ainda são em muitas partes os últimos na escala social e são vistos com desprezo pelos mais conservadores.

Antigamente, como o nome salienta, pessoas de outras castas nem mesmo os tocavam. Mesmo com muitas dificuldades, os dálitis começam a conquistar os seus direitos. A situação não é mais como antes em que eles não podiam entrar em templos. Uma prova de como a situação dos dálitis mudou bastante é a de que Kocheril Raman Narayanan, um dáliti, foi presidente da Índia.

A situação é realmente difícil, existe preoconceito, mas o retrato apresentado na novela pertence ao passado, as manifestações e o comportamento dos personagens é no mínimo exagerado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário