"Desde a independência da Índia, em 1947, o número de pessoas que lutam pela extinção dessa prática tem aumentado, mas ainda é muito comum, em especial
No outro lado da história, o casamento arranjado é uma prática que dá a família uma segurança de que sua filha terá alguém para apoiá-la. Ele representa uma estabilidade social e econômica.
Um fato curioso é que os casamentos arranjados têm mais chances de sucesso na Índia do que os por escolha dos cônjuges. O motivo é que neles as famílias dão suporte aos noivos que, em muitos casos, acabam por se apaixonar. Nesse sentido, o casamento se torna mais importante para marido e esposa que a união deles seja duradoura.
Comumente antes do acordo ser fechado, futuro noivo e noiva se encontram e podem optar por não querer aquela pessoa.
Um último ponto importante para entender o casamento arranjado é que na Índia homens e mulheres que não se conhecem não têm liberdade para conversar em lugares públicos. Em grandes cidades, entre grupos sociais com mais influências do Ocidente, o cenário é diferente, mas mesmo assim é muito mais difícil conhecer alguém fora do seu circular familiar e social."
Extrato do livro "A Índia que eu vi", que será lançado pela Editora Leitura (www.editoraleitura.com.br) no final de junho

Casamento indiano
Prezados Mr and Mrs Lobato Pritchar
ResponderExcluirInfelizmente em conversa com meu amigo Rushdie, não posso considerar a independencia da india em 1947. India são várias naçoes, e casamentos arranjados são iguais casamentos desaranjados, uma instiuiçao para manter a ideologia dominante da sociedade patriarcalista, capitalista, repressora sexual, jah na india como na bahia.
Natural que sou de vitoria da conquista, gostaria de lhe mostrar como é o casamento em uma cidade tradicional, monte santo onde muitos fieis ja subiram com pedra na cabeça, em atos/ auto de fé, conforme magistyralmente, genialmente mostrado por glauber rocha em deus e o diabo na terra do sol.
Atenciosamente
é mas isso é uma ideologia , a gente num pode julgar as outras culturas com base na nossa
ResponderExcluirmariana.