domingo, 26 de julho de 2009

Castas: uma polêmica







Um dos assuntos mais polêmicos relacionados à Índia é o sistema de castas. Os seus defensores pregam que ele é um modelo que visa a construção de uma sociedade harmoniosa, onde cada indivíduo conhece seus deveres, profissão que deve seguir e como se portar socialmente. Esse sistema está presente no Vedas, livros sagrados que são a base do hinduísmo, tidos como a palavra de Deus, perfeitos portanto, e os mais ortodoxos sustentam que ele deve ser seguido à risca.
Os detratores apontam no sistema de casta uma série de injustiças, abuso de poder, segregação e preconceito. Por mais que se queira negar, fica claro quando se visita vilas hindus que as castas estão, além da família de nascimento, associadas à cor da pele.
As castas representam também uma grande barreira para ascensão social. Mesmo hoje em dia quando uma pessoa precisa preencher algum formulário do governo ou para um emprego deve informar a qual casta pertence.
Às castas mais baixas são negados uma série de direitos civis (mesmo que, constitucionalmente, todos sejam iguais).
Por outro lado, o governo tem tomado algumas atitudes que visam compensar esses problemas. Uma delas é a criação de cotas na universidade para pessoas de castas baixas ou sem castas.
Apesar de esforços serem feitos para quebrar os estereótipos, os chamados intocáveis (ou dálitis, párias), os últimos na escala social e que nem mesmo têm uma casta, são vistos com desprezo pelos mais conservadores.
Antigamente, como o nome salienta, pessoas de outras castas nem mesmo os tocavam. Mesmo com muitas dificuldades, os dálitis começam a conquistar os seus direitos. A situação não é mais como antes em que eles não podiam entrar em templos. Uma prova de como a situação dos dálitis mudou bastante é a de que Kocheril Raman Narayanan, um dáliti, foi presidente da Índia.
Originalmente, existiam quatro castas: os brâmanes, sacerdotes religiosos e nobres; os xátrias, guerreiros; os vaixás, comerciantes; e os sudras (camponeses, artesãos e operários). Essas foram se desenvolvendo até chegarem a centenas.

Entenda mais sobre a India no livro "A Índia que eu vi", João Avelar Lobato. Editora Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário